domingo, 10 de maio de 2015

Programação - Olhar Cultural

MAIO  –   CAPACITAÇÃO PROFESSORES
COLETA SELETIVA E RESÍDUO SÓLIDO

12 de maio 

Com a bióloga e educadora ambiental  Silvia Gomes Pires Carvalho.
•EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Bióloga – responsável pela implantação, execução, coordenação dos projetos ambientais da Companhia Municipal de Limpeza de Niterói (coleta seletiva, educação ambiental, oficinas de reaproveitamento de resíduos e viveiro de mudas); controle de vetores no aterro controlado do Morro do Céu. Palestras, treinamentos e capacitação. Legislação Ambiental. 

Dia: 12 de maio (terça-feira)
Horário:  17h30 até 20h 
Local: Auditório Iracema Rocha 
Público Alvo:  40 professores + 10 instrutores da Secretaria de Cultura 

- Resíduos sólidos: - o que potencialmente pode virar matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia; - passos para sua destinação adequada ; -  oportunidades como: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; a melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza.
- Coleta Seletiva - entendimento básico sobre a coleta dos resíduos e exemplos de práticas de sucesso; - Benefícios da Coleta Seletiva: ambientais, econômicos e sociais. Sua eficiência aumenta se estiver apoiada sobre um componente fundamental – a educação ambiental.

No dia da palestra a palestrante levará varias objetos provenientes do lixo:  - telhas, camisas, bolsas, madeira de pet, entre outros.
Dinâmica de sensibilização com vídeos; exercícios e no final será entregue uma cartilha para que cada professor possa trabalhar com seus alunos e na sua vida diária.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MAIO  –  COLETA SELETIVA E RESÍDUO SÓLIDO
OFICINA - 30 de maio

Grafite - Arte de rua como ferramenta artística social e ambiental 

Vinculado historicamente à contestação, pela apropriação da cidade como suporte, o graffiti (grafite) é um dos cinco elementos do estilo Hip Hop. A linguagem ganha crescente espaço de expressão, inclusive, como ferramenta de arte educação, pela capacidade de mobilizar a juventude. A oficina pretende aproximar os moradores de Barroso, utilizando o grafite como ferramenta de pertencimento, estimulando a comunidade a integrar a co-responsabilidade no cuidado e preservação do meio ambiente. É levar arte para rua, mas antes trabalhar a questão de como somos responsáveis pelo espaço em que vivemos. A ideia é criar muros que estimulem a coleta de lixo seletiva e a separação dos resíduos sólidos, indo de encontro a primeira ação com os professores. 

Rudson Costa
Estudou no La Salle em Niterói onde formou-se em Artes Plásticas. Participou de várias exposições individuais e coletivas. Grafitou muros em diversas cidades do Brasil. 

Dia:  30 de maio
Horário:  Sábado (9h até 12h) (14h até 18h)
Muros: 2
Local: definir local para curso teórico e muros a serem pintados
Público Alvo: 30 alunos
Parceria: Secretária de Cultura

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MAIO – TEMÁTICA ECOSSISTEMA URBANO
OFICINA - 29 e 30 de maio 

 “Cenas do Cotidiano” –  Fotografia como instrumento de cidadania 
            
Realizar oficinas de fotografia com câmeras simples ou profissionais. A oficina pretende mostrar a realidade de cada um, da sua família, do seu bairro e as questões sociais, ambientais e de moradia. Quando se define que um ecossistema é um conjunto de espécies que interagem entre si e com o meio, não podemos descartar que as cidades, repletas de organismos distintos, devem ser encaixadas nesta categoria. Analisar, perceber a influência humana no meio natural e registrar pelo olhar de quem ali vive.
O professor após a oficina irá gerar material para uma exposição. A exposição irá retratar uma arquitetura peculiar, que sabe tão bem driblar obstáculos topográficos: valoriza os moradores como os autores do espaço onde eles vivem, ao contrario da cidade “planejada”. Além de questões ambientais e saneamento básico, sem deixar de lado, a alegria e os maneirismos dos moradores deste espaço em perpétua evolução.
Além da produção das imagens, todos interessados terão acesso a informações de como se dá o processo da imagem digital, da captura da imagem, melhor ângulo e uma visão da fotografia no momento atual. 

Sergio Caddah
Formado em Administração de Empresas e Fotografia pela UNESA (Rio de Janeiro) e pós-graduado em "Fotografia como Instrumento de Pesquisa para as Ciências Sociais" pela UCAM (Rio de Janeiro), Sérgio Caddah atua na fotografia de moda, publicitária e editorial, com trabalhos publicados em diversas revistas, como Vogue Brasil, Casa Vogue, Vogue Jóias, Homem Vogue, Vogue Passarelas, Vogue Kids, Iguatemi, Shopping Leblon, TRIP, TPM, Marie Claire, Revista Joyce Pascowitch, Poder, Mode de Vida, MOB, HOPE, Shopping Pátio Paulista, entre outras, mesclando fotografia comercial com linguagens poéticas e sociais. 

Dia: 29 e 30 de maio
Horário:  sexta (19h até 22h) e sábado (9h até 12h)
Local: definir local para curso teórico
Público Alvo: 40 alunos

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Foto: Felipe Varanda
JUNHO –  CAPACITAÇÃO PROFESSORES
TEMÁTICA CONSUMO SUSTENTÁVEL
11 de junho

Com a atriz e arte-educadora Tatiana France 

O curso aprofunda as reflexões levantadas pela intervenção “Homem-Produto” - valores humanos e ambientais de nossa sociedade, hábitos comportamentais e de consumo; propõe a revisão do conceito do que é “lixo” e novas formas de uso do mesmo através de práticas simples e cotidianas, voltadas à sua redução, reaproveitamento e/ou seu correto encaminhamento. Assim, o discurso apresentado durante a mesma visa possibilitar o desenvolvimento de novos olhares e atitudes na relação dos seres humanos com o meio-ambiente. 

Tatiana France
Ex-integrante da Cia de Dança Débora Colker, com formação técnica na Escola de Dança Angel Vianna e na CAL, graduou-se em Direção Teatral e formou-se como Mestra em Artes Cênicas, pela UNIRIO.  Trabalha há mais de 20 anos com arte-educação. 

Dia: 11 de junho
Horário:  17h30 até 19h30 minutos
Local: Auditório Iracema Rocha
Público Alvo: 40 professores + 10 instrutores da Secretaria de Cultura

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

JUNHO – COMEMORAÇÃO  MÊS DO MEIO AMBIENTE
Apresentações artísticas
12 de junho – 10h até 16h 

- Performance Homem Produto – 9h;
- Exibição das fotos da oficina de fotografia – manhã e tarde;
- Painel feito ao vivo do grafite pelo instrutor – (começa a fazer simultaneamente as atrações)- manhã/tarde;
- Show de fechamento: Afro-lata projeto do Afro-reggae 10h30;
- Cortejo  e apresentação do circo Trupe de Gaia  - 14h.

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

JULHO – ABERTURA DA SEMANA DE EDUCAÇÃO

"A Rainha do Rádio - Acorda, Amor"

Há 25 anos Adelaide Fontana tem um programa de poesias e música em uma rádio do interior. Após ser demitida, ela decide se trancar na sala e fazer um programa “especial”. Nele, com humor e ironia e entre sucessos musicais da época, ela revela aos ouvintes os verdadeiros motivos de sua saída.

Este monólogo tem como pano de fundo a ditadura e a repressão aos meios de comunicação no ano de 1974. O espetáculo é de autoria de José Saffiotti Filho e tem direção da protagonista da peça, Rose Brant. 

Dia: 13 de julho
Horário: 17h
Duração da peça : 50 minutos
Classificação etária: 14 anos
Local: Auditório Professora Iracema Rocha
Público Alvo: Professores e demais interessados
Parceira:  Secretária de Educação de Barroso

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AGOSTO – TEMÁTICA ÁGUA
TEATRO COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL 

A falta de água é um problema que afeta as cidades e tomou conta dos noticiários nos últimos tempos. Parte desse problema pode ser solucionado por meio da conscientização da população. É apostando m um mundo mais consciente que o espetáculo teatral “Planeta Água”, direcionado para toda família, se torna uma importante ferramenta de reflexão sobre o nosso papel na luta por um mundo mais sustentável. 

FICHA TÉCNICA
“Planeta Água” é escrito e dirigido por Anderson Oliveira, premiado pelo espetáculo musical infantil A Princesa e o Sapo e também responsável pelo bem sucedido “Os Músicos de Bremen”, musical infantil com músicas de Chico Buarque e Milton Nascimento. Os figurinos são de Ângela Figueiredo e a trilha sonora de Christian Simon. 

Dia: a definir
Horário:  9h / 13h30 / 15h
Apresentações: 3
Duração da peça : 50 minutos + 10 minutos de conversa (opcional)
Local: Auditório Professora Iracema Rocha
Público Alvo: Mil alunos da rede municipal de ensino
Parceria:  Secretária de Educação de Barroso
Transporte: Secretária de Educação de Barroso

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SETEMBRO  –   CAPACITAÇÃO PROFESSORES
SUSTENTABILIDADE  E PROPOSTAS VIVENCIAIS

22 de setembro 

Com a bióloga e educadora ambiental  Silvia Gomes Pires
“Quando eu mudo,
você muda.
E só assim o
mundo muda”.

O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade, até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja: Ecologicamente correto; Economicamente viável; Socialmente justo e Culturalmente diverso.

A metodologia utilizada pela última capacitação será da Sustentabilidade. Será baseada na abordagem participativa que valoriza como meio de aprendizagem as experiências vivenciadas durante todo o processo do “olhar Cultural” Resgatar, revelar, analisar o que passou e assim fechar o processo vivido nesses meses. 

SÍNTESE DAS QUALIFICAÇÕES
  Elaboração, execução e acompanhamento de projetos e atividades acadêmica vinculadas à gestão ambiental; Legislação ambiental ; Experiência em atividades de educação ambiental , incluindo palestras, cursos e oficinas; Conhecimento dos processos de gerenciamento de resíduos sólidos; Coordenação e supervisão de atividades operacionais,administrativas e implantação de projetos ambientais ; Implantação,criação, legalização de cooperativa de catadores de resíduos.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
  Bióloga – responsável pela implantação, execução, coordenação dos projetos ambientais da Companhia Municipal de Limpeza de Niterói (coleta seletiva, educação ambiental ,oficinas de reaproveitamento de resíduos e viveiro de mudas); controle de vetores no aterro controlado do Morro do Céu. Palestras, treinamentos e capacitação. Legislação Ambiental.
Atuação - levantamento de áreas de comunidades comprometidas (saneamento, resíduos, degradação ambiental),EMUSA – Empresa de Moradia e Saneamento de Niterói Consultora ambiental - OPES -Operações de Engenharia e sustentabilidade Ltda.
 
Dia: 22 de setembro
Horário:  17h30 até 20h
Local: Auditório Iracema Rocha
Público Alvo: 30 a 40 professores + 10 instrutores

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

0 comentários:

Postar um comentário

Curta no Facebook

Olhar Cultural. Tecnologia do Blogger.