quinta-feira, 7 de maio de 2015

Olhar Cultural será lançado em Barroso

No próximo dia 12 de maio, a Holcim Brasil dará início ao projeto Olhar Cultural na cidade de Barroso (MG), com uma programação que inclui peças teatrais e oficinas de arte e educação ambiental que vão abordar temas importantes como água, ecossistema, sustentabilidade, gestão de resíduos, entre outros.  Com atividades gratuitas, o Olhar Cultural permitirá à população de Barroso e região acompanhar trabalhos de artistas cariocas, mineiros e paulistas. De maio até setembro, a comunidade terá a possibilidade de conferir uma programação mensal com oficinas de fotografia, grafite, capacitações e performances. O objetivo é utilizar a arte como agente transformador da consciência ambiental.

“Quando criamos o modelo do “Olhar Cultural”, vi que ele traduzia, na prática, exatamente a visão da Holcim de prover os fundamentos para o futuro da sociedade. É muito gratificante ver nascer um projeto que trará para a cidade profissionais gabaritados e manifestações artísticas de qualidade”, conta Aline Garcia, idealizadora e coordenadora do Olhar Cultural.

Realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto tem patrocínio da Holcim e apoio da Prefeitura Municipal de Barroso.

Grafite e fotografia movimentam mês de maio

O mês de maio terá diversas atividades para alunos e professores. A ideia do projeto é também capacitar quem ensina para estar alinhado com as novas técnicas e formas de lidar com o meio ambiente. Por isso, no dia 12 de maio, a bióloga e educadora ambiental, Silvia Gomes Pires Carvalho, dividirá sua experiência na implantação de projetos ambientais para coleta seletiva e resíduo sólido na Companhia Municipal de Limpeza da Niterói (RJ). A capacitação acontecerá no Auditório Iracema Rocha com participação dos professores da rede municipal de ensino.

Nos dias 29 e 30 de maio, a cidade receberá dois profissionais que farão oficinas de fotografia e de grafite. O fotógrafo Sérgio Caddah mostrará como essa arte pode ser um instrumento de cidadania. Sob a temática Ecossistema Urbano, ele extrairá dos alunos a realidade de seus cotidianos por meio dos ensinamentos da oficina. Já o artista plástico Rudson Costa provará como o grafite é uma arte de rua que serve de ferramenta artística social e ambiental. Rudson escolherá dois muros da cidade para receber obras de arte sobre coleta seletiva.

Mês do Meio Ambiente terá evento com apresentações artísticas

Junho, mês do Meio Ambiente, será de comemoração e aprendizado sobre consumo sustentável. Professores participarão de mais uma capacitação com a atriz e arte-educadora Tatiana France, ex-integrante da Cia de Dança Débora Colker. O curso terá o lixo como temática central e acontecerá no dia 11 de junho.

Já no dia 12, Barroso receberá um evento na praça Sant’Ana que terá início às 10 horas com a performance teatral de Tatiana France. Ela apresentará o premiado espetáculo “Homem Produto”. Na parte da tarde, o público se divertirá com um cortejo circense pelas ruas da cidade e a apresentação da Trupe de Gaia. Além disso, os alunos das oficinas de grafite e de fotografia exibirão os trabalhos realizados e, ao final, haverá um show de encerramento com o grupo “Afro Lata”, que é formado por jovens da comunidade de Vigário Geral, no subúrbio do Rio de Janeiro, e se destaca pela criatividade ao utilizar utensílios domésticos e materiais recicláveis para extrair sonoridades bem brasileiras. Em 2012, o grupo se uniu ao reconhecido projeto AfroReggae e se tornou uma Companhia de Percussão que difunde a música nacional nos quatro cantos do mundo.    

Agosto terá teatro para estudantes

Em agosto, o Olhar Cultural traz para Barroso o musical infantil “Planeta Água”, que será apresentado em três sessões para cerca de mil alunos da rede pública de ensino. A peça é escrita e dirigida pelo premiado diretor Anderson Oliveira, do musical “A Princesa e o Sapo”, e aborda a saga de uma gota de água para manter o planeta limpo. “A temática sobre a água e a sua utilização é super atual e fundamental para ser discutida pelos mais novos. São eles que cuidarão dela para gente daqui um tempo e precisam se informar. Fazemos isso de uma maneira lúdica e com qualidade musical. Uma maneira de entreter e ensinar ao mesmo tempo”, conta o diretor.

 Atividades seguem até setembro

No dia 13 de julho, será apresentado o espetáculo “Acorda, Amor”, de Rose Brant. A peça é baseada no texto “A Rainha do Rádio”, de José Safiotti Filho e abrirá a Semana Municipal de Educação de Barroso.

O projeto Olhar Cultural será encerrado no mês de setembro com o retorno da bióloga e educadora ambiental Silvia Gomes Pires Carvalho, que ministrará a última capacitação sobre sustentabilidade. 

0 comentários:

Postar um comentário

Curta no Facebook

Olhar Cultural. Tecnologia do Blogger.