Olhar Cultural comemora mês do meio ambiente com atrações artísticas
![]() |
| Apresentação da Trupe Gaia |
A programação teve início às 9h da manhã, com a apresentação da performance “Homem-Produto”, do grupo Urbitantes. Dirigida pela atriz e arte-educadora Tatiana France, a performance propõe uma reflexão sobre o consumo na vida contemporânea, através de uma interface entre teatro, dança, música e artes-plásticas.
Simultâneo à performance, foi exposto um varal fotográfico com o resultado da oficina de fotografia, ministrada por Sérgio Caddah no último dia 30 de junho. As fotos, que tiveram como temática “Cenas do cotidiano - Fotografia como instrumento de cidadania”, mostraram um pouco da visão de cada aluno sobre seu cotidiano.
À tarde, um painel de madeira foi grafitado ao vivo pelo artista plástico Rudson Costa, que havia ministrado, no dia 30 de maio, a oficina “Grafite - Arte de rua como ferramenta artística social e ambiental”. A arte feita no painel foi produzida a partir da temática ambiental e o painel foi doado para a Secretaria Municipal de Educação.
O grupo “Afro-Lata”, do” projeto Afro-Reggae”, realizou duas apresentações, uma pela manhã e outra à tarde, chamando a atenção das centenas de alunos da rede pública municipal de educação para a possibilidade de fazer música a partir de materiais reciclados, já que todos os instrumentos de percussão são feitos com sucata.
O grupo “Trupe Gaia” trouxe o espetáculo “Palhaçita vai à praia”, encantando o público e trazendo alegria, descontração e brincadeiras para os alunos da educação infantil das escolas municipais.
A professora Sheila Domingos, que é uma das coordenadoras do projeto de educação em tempo integral do município, achou interessante o uso de materiais reciclados para produzir música. “A partir do segundo semestre vamos trabalhar a temática ambiental com os alunos e eu vou tentar desenvolver um projeto desse tipo com eles”.
O ator Anderson Rail dá aulas de teatro para crianças e adolescentes no projeto “Novo Compromisso” e também adorou as atividades com as crianças na praça. “O que aconteceu aqui hoje é uma maneira muito legal e gostosa de incentivar as crianças a proteger o meio ambiente, através da arte, do teatro, da música e da fotografia”.
Os atores da Trupe Gaia, o palhaço Guga e a Palhaçita, afirmaram que vêm, há sete anos desenvolvendo projetos que buscam a conscientização através da arte e elogiaram a iniciativa do Olhar Cultural, trazendo atrações variadas para o público.
Um dos coordenadores do projeto Afro-Lata é o Fábio Araújo ficou satisfeito de trazer a apresentação para Barroso e, assim, mostrar o trabalho do grupo, voltado para a conscientização ambiental e a transformação social. “O Afro-Lata trabalha com materiais recicláveis, ou seja, tudo que as pessoas veem como lixo, a gente transforma em instrumentos musicais”.
A próxima atividade do Olhar Cultural está marcada para o dia 13 de julho, quando haverá a apresentação do espetáculo "A Rainha do Rádio - Acorda, Amor", voltado para educadores do município. O monólogo tem como pano de fundo a ditadura e a repressão aos meios de comunicação no ano de 1974. O espetáculo é de autoria de José Saffiotti Filho e tem direção da protagonista da peça, Rose Brant.
Olhar Cultural
Até setembro, a cidade de Barroso terá a possibilidade de conferir uma programação mensal com atividades culturais e de capacitação. O objetivo é utilizar a arte como agente transformador da consciência ambiental.
O projeto Olhar Cultural é realizado com o patrocínio da Holcim, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Barroso.
Veja todas as fotos clicando aqui.
Acesse nossa página no Facebook clicando aqui.
Assista ao vídeo clicando aqui.
Assista aos vídeos no nosso canal no YouTube clicando aqui.
![]() |
| Performance Homem-Produto |
![]() |
| Afro-Lata |
![]() |
| Varal fotográfico |





0 comentários:
Postar um comentário