Projeto "Olhar Cultural" tem início com capacitação sobre Coleta Seletiva e Resíduo Sólido
A atividade contou com várias dinâmicas e apresentação de vídeos, que proporcionaram um grande envolvimento dos participantes, que puderam interagir com a palestrante e colaborar, apresentando seus conhecimentos práticos e vivências sobre os temas.
A professor Sílvia Helena Bello de Castro gostou muito de participar da capacitação que, de acordo com ela, vai contribuir bastante com o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. "O tema que foi abordado foi excelente, está em voga, a gente precisa saber para ajudar mesmo o planeta, que está precisando tanto que a gente cuide dele. Eu adorei o trabalho, foi prático, útil e a gente vai conseguir trabalhar com nossos alunos de forma lúdica e trazendo coisas úteis", declarou.
A bióloga e educadora ambiental Sílvia Carvalho afirma que essa capacitação foi um passo muito importante, começando a multiplicação do conhecimento pelos professores. "Eles são formadores de opinião e, levando esses conceitos que aprenderam aqui para a sala de aula e mostrando a importância da preservação ambiental para a manutenção das gerações futuras, esses alunos serão multiplicadores, dentro de suas casas e as casas começam a ser cobradas pelos seus filhos, para que seus pais se adequem a uma nova realidade, passando a olhar o lixo como um produto que pode ser reaproveitado, que pode gerar renda e fazer com que o meio ambiente fique menos poluído", declarou.
TEMAS TRATADOS NA CAPACITAÇÃO
- Resíduos sólidos: - o que potencialmente pode virar matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia; - passos para sua destinação adequada; - oportunidades como: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; a melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza.
- Coleta Seletiva - entendimento básico sobre a coleta dos resíduos e exemplos de práticas de sucesso; - Benefícios da Coleta Seletiva: ambientais, econômicos e sociais. Sua eficiência aumenta se estiver apoiada sobre um componente fundamental – a educação ambiental.
![]() |
| Sílvia Carvalho é bióloga e educadora ambiental |
Bióloga – responsável pela implantação, execução coordenação dos projetos ambientais da Companhia Municipal de Limpeza de Niterói (coleta seletiva, educação ambiental, oficinas de reaproveitamento de resíduos e viveiro de mudas); controle de vetores no aterro controlado do Morro do Céu. Palestras, treinamentos e capacitação. Legislação Ambiental.
PRÓXIMAS ATIVIDADES
A próxima etapa do projeto Olhar Cultural já tem datas marcadas. Nos dias 29 e 30 de maio, a cidade receberá dois profissionais que farão oficinas de fotografia e de grafite. O fotógrafo Sérgio Caddah mostrará como essa arte pode ser um instrumento de cidadania. Sob a temática Ecossistema Urbano, ele extrairá dos alunos a realidade de seus cotidianos por meio dos ensinamentos da oficina. Já o artista plástico Rudson Costa provará como o grafite é uma arte de rua que serve de ferramenta artística social e ambiental. Rudson escolherá dois muros da cidade para receber obras de arte sobre coleta seletiva.
![]() |
| Aline Garcia, coordenadora do Olhar Cultural |
OLHAR CULTURAL
O projeto Olhar Cultural é uma realização de Aline Garcia Produção Cultural Colaborativa, gestão de Vitral Bureau Cultural, patrocínio da Holcim, apoio da Prefeitura Municipal de Barroso e incentivo do Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Para mais fotos, clique aqui.




0 comentários:
Postar um comentário